quarta-feira, 4 de maio de 2011

Curiosidades

De onde vem a expressão Lágrimas de Crocodilo? 

  A revista Superinteressante fez uma matéria que responde essa pergunta :

     Usada universalmente – e não apenas na língua portuguesa – para significar “choro fingido”, a imagem tem origem na crença popular de que esse animal derrama lágrimas ao devorar sua presa. “O fato é que os crocodilos não choram, mas, como têm os olhos sempre bem lubrificados, podem dar a impressão de lacrimejar”, afirma o biólogo Flávio de Barros Molina, chefe do Setor de Répteis da Fundação Parque Zoológico, em São Paulo. De resto, há indícios de que essa lenda seja tão velha quanto a própria civilização. Ao tratar a questão em seu Dicionário de Provérbios e Curiosidades, o folclorista Raimundo Magalhães Jr. cita um texto do historiador romano Plínio, o Velho (23-79), segundo o qual os crocodilos do rio Nilo, no Egito, fingiam chorar e soluçar para atrair suas vítimas.

O Energético que Virou Caso de Polícia (e combustível de carro)
     Cafeína, taurina, guaraná, e três vezes mais álcool que a cerveja dentro uma só lata. Conheça o Four Loko.


     "O gosto era péssimo, mais doce que xarope pra tosse. Mas o efeito era ótimo. Era a melhor bebida para curtir as festas da faculdade sem ficar dormindo por aí", conta a estudante Christine Chiang, 23, da Universidade de Nova York. Ela está se referindo ao Four Loko - um superenergético que combina 156 miligramas de cafeína (o dobro de uma lata de Red Bull) e 12% de álcool, quase o triplo da graduação alcoólica da cerveja. Além de forte, era barato: custando menos de US$ 1 a lata, logo virou a principal escolha de quem queria ficar "bem louco" gastando pouco. Mas isso logo deu margem a excessos. "A pessoa continuava alerta, mesmo depois de ingerir o que seria equivalente a várias doses de bebida destilada. E por isso acabava bebendo mais, até desmaiar", conta Christine. Criado e fabricado por uma empresa até então desconhecida, a Four Energy Drinks, o Four Loko ganhou o apelido de "apagão em lata" e começou a criar polêmica nos EUA. Em Washington, 7 jovens foram hospitalizados com sintomas de coma alcoólico depois de consumir o produto numa festa, e a polêmica chegou ao auge no final do ano passado, quando um rapaz de 19 anos sofreu um ataque cardíaco na Filadélfia, supostamente provocado pelo consumo da bebida. Tudo isso fez com que o governo dos EUA proibisse a comercialização do Four Loko. As latinhas que já estavam no mercado foram recolhidas e enviadas para uma refinaria na Virgínia - onde a bebida está sendo destilada e transformada em álcool para carros.


Animais 


     De acordo com pesquisadores os cachorros que tem o maior QI canino são :
  1° Lugar : Border Collie 
  2° Lugar : Poodle 
  3° Lugar : Pastor Alemão 
  4° Lugar : Golden Retriever
  5° Lugar : Doberman 
  6° Lugar : Dálmata 
  7° Lugar : Husky Siberiano 
  8° Lugar : Greyhound
  9° Lugar : Boxer
10° Lugar : Dinamarquês  
11° Lugar : Shih-Tzu
12° Lugar : Chow Chow
13° Lugar : Buldogue 
14° Lugar : Basenji
15° Lugar :Afghan Hound 


     Alguns animais tem e outros não tem consciência do que fazem ou o que são, como o vídeo do corvo acima, ele entorta um arame com o bico para utilizá-lo como vara de pesca, corvos fazem isso para fisgar os peixes e sabe o que faz, pois é uma questão de sobrevivência; por exemplo, golfinhos sabem que são golfinhos, elefantes sabem que são elefantes já um cachorro acha que é gente. 
     Existem animais que conseguem fazer proezas como o beagle.Consegue farejar uma colher pequenininha de açúcar diluída numa quantidade de café equivalente a duas piscinas olímpicas, ou um macaco que quase morreu pois ficou 12 dias sem comer em uma experiência que era assim: para se alimentar o macaco tinha que apertar um botão que saía uma banana, mas quando ele apertava este botão, outros macacos levavam choque, ao perceber que os outros tomavam choque ele ficou sem comer por 12 dias e quase morreu para não machucar um outro macaco. 
     Literalmente impressionante como um ser que todos nós chamamos de irracional consegue fazer isso e nós, seres racionais, espécie escolhida para comandar a Terra, nem conseguimos oferecer se quer uma prato de comida a um mendigo que está passando fome na rua.
     Voltando ao assunto dos animais, um gato quando está com fome, faz um miado parecido com um choro, para que os donos os dêem a comida depressa; o vervet, um miquinho africano, tem um idioma próprio.É um sistema de alarmes sonoros, em que cada grunhido corresponde a um predador.Grandes macacos, como chimpanzés, também usam gestos e expressões faciais.E tentam levar vantagem de tudo, um macaco que tem uma lesão na pata e descobre que, enquanto estiver ferido, não é atacado pelo macho dominante, continua mancando na frente dele depois de a ferida ter sarado completamente! 
     Em relação aos passarinhos, eles ficam nervosos e amam! 90% das aves são monogâmicas (ser que só tem um parceiro tanto sexual, como de companhia a sua vida inteira), como os gansos e corvos, já as pombas eles, por incrível que pareça traem ! Mas todos eles de acordo com o biólogo Bernd Heinrinch,gostam de ter um relacionamento de longo prazo para ter a boa sensação de amar alguém. E os animais tem sentimentos sim ! Por exemplo os elefantes, quando eles reconhecem alguma ossada de um membro do grupo, eles se unem em volta dele em luto, as vacas elas são fofoqueiras ! Elas tem grupos de amigas e rixas com outras vacas, guardam rancor uma das outras se algo acontece e sentem prazer ao vencer desafios ! E o perfume Obsession For Men, da Calvin Klein, é atrativo para fêmeas de guepardos.
     Já os golfinho eles tem um lado sádico: se aproximam vagarosamente e discretamente das gaivotas que descansam, dão um caldo nelas e depois de mantê-las alguns segundos debaixo d'água, sofrendo, as libertam. 
     Essas foram alguma curiosidades tiradas da revista Superinteressante! 
Mariana Alves Dainese. 

2 comentários:

  1. Adorei a informção sobre a bebida..até então não a conhecia e não sabia que fez com que um jovem morresse..parabéns pelo Blog
    Fiama Bannwart, 3º E.M.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou! =) Todos nós do grupo do 9°B agradecemos pelo elogio!

    ResponderExcluir