quarta-feira, 4 de maio de 2011

Rock In Rio

Rock In Rio - Por um Mundo Melhor
Há 10 anos, de forma pioneira, o Rock in Rio lançou o projeto Por Um Mundo Melhor
e assumiu a responsabilidade de também ser um veículo de comunicação para causas
socioambientais.
O Rock in Rio é o maior festival de música e entretenimento do mundo. Sempre
zelando pela qualidade das atrações, o conforto do público e uma infraestrura
impecável, é um evento feito para todas as tribos que movimenta a indústria
fonográfica, o turismo e a economia.
Em suas nove edições, sendo três no Brasil (1985, 1991 e 2001), quatro em Portugal
(2004, 2006, 2008 e 2010) e duas na Espanha (2008 e 2010), o Rock in Rio reuniu mais
de 5 milhões de pessoas, que aplaudiram ao vivo 656 bandas. Foram mais de 780 horas
de música com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores em 80 países.
Com o mote Por um Mundo Melhor, o Rock in Rio sempre buscou o pioneirismo em
seu modelo de negócios, visando uma atuação sustentável e socialmente responsável.
Essa atitude vai desde a compensação das emissões de carbono até a escolha de
parceiros com atuação socioambiental. O festival procura, além disso, o apoio
direto a diversos projetos de sustentabilidade - ao longo dos últimos 10 anos, foram
4.803.357,00 de euros destinados a ações de educação e conscientização ambiental.
Porém, mais importante que essa atuação direta, é a mensagem que o festival busca
espalhar: a ideia da união de todos através da música - estamos juntos e nossas
pequenas atitudes no dia a dia têm grande impacto sobre o futuro do planeta.
                                         INVESTIMENTO
Ao longo de nove edições, milhares de pessoas – no Brasil, em Portugal, na Espanha
e em diversos outros países – foram beneficiadas com o investimento proveniente da
venda de ingressos e das ações promovidas por parceiros do festival. Ao todo, foram
mais de 5 milhões de euros destinados a ações de educação e conscientização
ambiental.
                                              DESTAQUES
Ao longo desse tempo, uma escola foi erguida na Tanzânia; um centro de saúde foi
construído no Maranhão; 3.200 jovens do Rio de Janeiro foram formados no ensino
fundamental, e 760 painéis solares foram instalados em escolas públicas portuguesas.
Portugal recebeu, ainda, 14 salas sensoriais em ONGs que atendem crianças com
deficiências mentais e visuais. A atuação incluiu também participações em diversos
projetos de melhoria das condições ambientais de indústrias.
RESPONSABILIDADE
Desde 2006 o Rock in Rio se compromete também em compensar 100% das emissões
de CO2 do evento – nessa contabilização, auditada pela Deloitte, entram as emissões
da deslocação das bandas, público e de mercadorias, além do consumo de energia e da
produção de resíduos. E, ainda dentro desse plano de redução do impacto ambiental,
mais de 40 mil árvores já foram plantadas em áreas de queimada.
Mas o alcance do projeto vai além. Como reduzir é mais importante que compensar,
em 2008 o Rock in Rio teve a iniciativa de elaborar um manual de boas práticas
para patrocinadores e fornecedores, que vem sendo aperfeiçoado a cada edição e é
utilizado até hoje em todos os países onde o evento é realizado. São 18 medidas que
regem todas as atividades associadas ao evento, tais como consumo de energia; resíduos
e materiais; e transporte de passageiros e cargas.
http://www.rockinrio.com.br/por-um-mundo-melhor-o-projeto-social-do-rock-in-rio/
Julia Maria n° 16 e Nathália P. Araujo n° 25

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